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Title:      PROPOSTA DE UM MODELO COGNITIVO PARA O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O HALYEN
Author(s):      Annabell del Real Tamariz, Eduardo Hertz de Almeida Gomes, Sahudy Montenegro González
ISBN:      978–972–8924–90-4
Editors:      José María Gutiérrez, Flavia Maria Santoro e Pedro Isaías
Year:      2009
Edition:      Single
Keywords:      Modelo cognitivo, ambiente virtual de aprendizagem, representação de conhecimento, rede semântica.
Type:      Reflection Paper
First Page:      419
Last Page:      422
Cover:      cover          
Full Contents:      click to dowload Download
Paper Abstract:      A utilização de jogos computacionais para desenvolver habilidades como memória, habilidade e raciocínio lógico são importantes para o aprendizado em geral. Adicionalmente, o processo de aprendizagem tem que ser dependente do aluno. Por exemplo, quando o aluno encontra-se frustrado com seu desempenho, ele provavelmente irá abandonar a tarefa que está sendo realizada. Este abandono de tarefa é bastante comum no ensino de programação dada à dificuldade associada ao processo de escrever algoritmos e programar. Um sistema para este fim precisa saber quando o aluno está frustrado a fim de encorajá-lo a continuar estudando e a realizar as suas atividades. Se o perfil do aluno é de que ele quer realmente aprender, ele não irá abandonar a tarefa, se a estratégia pedagógica é oferecer ajuda para continuar trabalhando. Neste contexto, está sendo desenvolvido um grande projeto que propõe a criação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem para o ensino de programação orientada a objetos, denominado O HALYEN utilizando um Sistema Tutor Inteligente com abordagem de um sistema multiagente, que integra num único modelo aspectos afetivos, cognitivos e motivacionais. O objetivo do ambiente é dinamizar a escolha da estratégia e da tática pedagógica segundo o perfil ou características do aluno que interage no ambiente. O ambiente utiliza um método baseado em jogos computacionais para o desenvolvimento do raciocínio lógico para fins do ensino de programação orientada a objetos.Especificamente, este trabalho traz uma proposta de modelo cognitivo que será posteriormente incluido/desenvolvido no ambiente.
   

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