Title:
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PLAYGO! O DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA PARA PROGRAMAÇÃO EM ROBÓTICA EDUCACIONAL UTILIZANDO OBJETOS INTERATIVOS |
Author(s):
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Agnaldo Lopes Martins, Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães, Ana Paula Diniz Arruda e André Luiz Moura Júnior |
ISBN:
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978-989-8533-70-8 |
Editors:
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Flávia Maria Santoro, Paula Miranda, Mário Dantas, Cristiano Costa e Pedro Isaías |
Year:
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2017 |
Edition:
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Single |
Keywords:
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Interatividade, Usabilidade, Investigação, Interface, Robôs, Ensino de Programação |
Type:
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Full Paper |
First Page:
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71 |
Last Page:
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78 |
Cover:
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Full Contents:
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Paper Abstract:
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Este artigo apresenta uma descrição e análise preliminar do PlayGo, uma plataforma que torna possível usuários novatos e experientes, criarem programas de computador de forma interativa, baseando-se em uma interface do tipo clicar e arrastar, inspirado no MIT Scratch1, mas gerando código fonte na linguagem C, que através de uma biblioteca de comandos em Assembly, gera um código final para ser executado na plataforma para criação de robôs Inventor 3.0, baseado no Arduino Nano. Neste artigo serão demonstradas algumas características do software, destacando as vantagens do ensino de programação e robótica para crianças e jovens, apresentando detalhes de sua interface e seus impactos no aprendizado de lógica para pessoas sem experiência na área de programação. |
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