Title:
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CONSIDERAÇÕES DE PROJETO E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA APLICAÇÃO ANDROID DE REALIDADE AUMENTADA MÓVEL |
Author(s):
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Carlos Santos, Nikolas Carneiro, Bruno Lima, Aruanda Meiguins, Bianchi Serique |
ISBN:
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978-989-8704-12-2 |
Editors:
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Cristiano Costa, Luis Bengochea Martínez, Flávia Maria Santoro e Pedro Isaías |
Year:
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2014 |
Edition:
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Single |
Keywords:
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Aplicações Móveis, Realidade Aumentada, Padrões de Projeto e Arquitetura, Turismo. |
Type:
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Full Paper |
First Page:
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119 |
Last Page:
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126 |
Cover:
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Full Contents:
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Paper Abstract:
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A proposta deste trabalho é apresentar os aspectos de projeto e desenvolvimento de uma aplicação de Realidade Aumentada Móvel (RAM). Tendo em vista que decisões sobre a arquitetura e padrões a serem utilizados na concepção de um software podem tornar as evoluções, e possíveis manutenções, muito custosas, ou até mesmo inviabilizá-las, tornando essencial considerar estilos arquiteturais, cenários de uso, padrões de projeto, requisitos arquiteturais, etc. Neste sentido, para a concepção da aplicação de RAM foram utilizados: o padrão arquitetural MVP (Model View Presenter), que comparado ao padrão MVC (Model View Controller) atribui mais responsabilidade à Camada de Visão para interação e comportamento da interface do usuário; o padrão de interface de usuário Fragments, visando tornar o gerenciamento e responsividade das telas da aplicação móvel mais fácil, o padrão de projeto Proxy Remoto, para abstração da origem dos dados (local ou remota), e o padrão de projeto Facade para facilitar a realização de consultas e filtros nos dados. Como estudo de caso, foi desenvolvida uma aplicação RAM voltada ao turismo e divulgação de conteúdo histórico/urbanístico de uma cidade. Esta aplicação móvel tem como principais características: guiar o usuário em mapas 2D e combinar cenas reais com conteúdos virtuais (imagem, texto, vídeo, objetos 2D e 3D) em ambientes de realidade aumentada utilizando GPS ou QR Code. |
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