Title:
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AVALIANDO A EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVEDORES (DX) NO PROCESSO DE ENSINO DE DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES MÓVEIS |
Author(s):
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Caio Biase, Priscila Fernandes1, Awdren Fontão, Martha Fernandes, Bruno Bonifácio |
ISBN:
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978-989-8533-47-0 |
Editors:
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Mário Dantas, Cristiano Costa, Flávia Maria Santoro e Pedro Isaías |
Year:
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2015 |
Edition:
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Single |
Keywords:
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Experiência do Desenvolvedor; DX; Aplicativos Móveis; Ecossistema de Software Móvel; MSECO |
Type:
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Full Paper |
First Page:
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67 |
Last Page:
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74 |
Cover:
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Full Contents:
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Paper Abstract:
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Para acompanhar a evolução das novas tecnologias, a indústria de desenvolvimento de software tem buscado alternativas para aumentar a qualidade do processo de desenvolvimento, com o propósito de melhorar a qualidade de seus produtos e criar um diferencial de mercado. Por essa razão, empresas de desenvolvimento de software abriram sua estrutura para atrair desenvolvedores externos e estendeu suas plataformas, criando o conceito, conhecido em Engenharia de Software como Ecossistemas de Software (SECO) e no contexto móvel como Ecossistemas de Software Móvel (MSECO). Para atender a demanda desses ecossistemas, as instituições de ensino têm procurado formar profissionais, focando nos aspectos técnicos de cada MSECO. No entanto, não só a formação técnica influencia no desempenho e engajamento dos colaboradores. A experiência do desenvolvedor (DX) pode desempenhar um papel fundamental no processo de desenvolvimento de aplicações e de treinamento móvel. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar o impacto de DX sobre o desempenho dos desenvolvedores, com o propósito de melhorar o processo de aprendizagem por meio da captura de experiência do desenvolvedor no processo de ensino de novas tecnologias de software. Nesse contexto, este trabalho apresenta um estudo experimental realizado em um projeto de desenvolvimento contexto real. Os resultados deste estudo, aplicado com 18 desenvolvedores iniciantes, foi importante para identificar os fatores que podem influenciar DX na aprendizagem e criação de novas competências tecnológicas. |
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