Title:
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ANALISANDO UX COM DESIGN PARTICIPATIVO EM JOGO PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: VIDAUT |
Author(s):
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Daniela Gibertoni |
ISBN:
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978-989-8704-54-2 |
Editors:
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Paula Miranda, Flávia Maria Santoro e Cristiano Costa |
Year:
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2023 |
Edition:
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Single |
Keywords:
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Experiência do Usuário, Design Participativo, Transtorno do Espectro Autista, Arquitetura da Informação, Accessibilidade, Interação Humano-Computador |
Type:
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Full |
First Page:
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111 |
Last Page:
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118 |
Cover:
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Full Contents:
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Paper Abstract:
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Crianças com autismo tendem a ter menos interesse em assuntos variados e outras vezes muito interesse em assuntos específicos. Pensando em inclusão e processo de aprendizagem por meio de jogos, este artigo tem como objetivo realizar avaliações de usabilidade - testes de usabilidade e análise com base na colmeia de experiência do usuário - em um jogo que está em desenvolvimento para crianças autistas. Existem vários jogos para este público, porém não com a preocupação de que este contribui para o avanço na qualidade de vida destas crianças. Como jogos podem auxiliar o processo de ensino aprendizagem para crianças com TEA? Com base nesta pergunta e com o uso do design participativo (participação de profissionais, pais e responsáveis e as próprias crianças) foi realizado avaliações de usabilidade no jogo VidAut para auxiliar crianças autistas a realizarem atividades roqueiras do dia a dia. Um dos principais aspectos analisados é que não pode haver tempo de transição elevado entre os cenários do jogo, pois a criança deseja o tempo inteiro clicar para ver resultados imediatos, desmotivando-a assim em continuar a jogar. |
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